Home > O Alentejo > Évora

Évora
DIRECÇÃO OPERACIONAL DE ÉVORA

A cidade de Évora situa-se no coração de uma vasta região ao Sul de Portugal - o Alentejo. Docemente ondulada, a uma cota média de 240 metros, é pontuada por alguns relevos de fraca altitude. É cortada por 3 grandes bacias hidrográficas – a do Tejo, a do Guadiana e a do Sado, na cabeceira dos quais se situa a cidade de Évora.



Évora, Liberalitas Julia Romana, como lhe chamaram os Romanos foi formada Município latino no ano de 59 A.C. pelo Imperador César Augusto. Depois de anexada pelos Mouros foi no ano de 1165 pelas mãos de Giraldo Sem Pavor que voltou aos cristãos, e integrada no recém formado Reino de Portugal.



A Região de Turismo de Évora coincide com o distrito de Évora, formada por 14 concelhos com sede nas seguintes vilas e cidades: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Para além da riqueza e interesse do património natural, edificado e etnográfico, recursos turísticos por excelência, as principais actividades produtivas da Região giram em torno da exploração do subsolo, da silvicultura, da pastorícia, da agro-pecuária e seus produtos derivados, de que se destacam, pela sua natureza emblemática: as rochas ornamentais (mármore, granito e xisto), a cortiça, os vinhos, os queijos, os enchidos, o mel e o azeite.



Évora detém actualmente 68 monumentos nacionais e alguns imóveis de interesse público, que vão da Pré-História aos alvores do séc. XIX. Dentro das muralhas, onde habitam mais de 11.000 pessoas, o centro histórico forma um conjunto urbano homogéneo onde se sobrepõem várias culturas.

Organizado através da estrutura medieval, resultante da primitiva rede viária romana harmonizam-se na sua malha a arquitectura popular e os inúmeros monumentos militares, civis e religiosos. Cidade multissecular, é plena de edifícios significativos, remontando ao séc. I D.C. o seu verdadeiro ex-libris, o Templo de Diana. Em 1986, Évora foi classificada pela UNESCO, como Património Mundial.

Viajando pelo Alentejo... na nossa companhia!

Clique para ampliar   Clique para ampliar   Clique para ampliar
Clique em qualquer uma das fotografias para aceder à galeria completa

Home | Política de Privacidade | Política de Cookies

Uma empresa do Grupo Barraqueiro