Home > O Alentejo > Portalegre

Portalegre
DIRECÇÃO OPERACIONAL DE PORTALEGRE

Portalegre é capital de distrito, está situada no Alto Alentejo, na encosta sul da Serra de S. Mamede e é uma das cidades mais bonitas de Portugal.


O seu nome provém de "Portus Alacer", uma povoação reconstruída por D. Afonso III no séc. XIII. De "Portus Alacer" o nome derivou para "Porto Alegre", e daí para o nome actual. Há quem atribua a fundação de Portalegre a Brigo, 4º rei de Espanha, 1900 anos a.C. Depois de destruída pelos bárbaros do Norte e posteriormemte pelos maometanos, em épocas anteriores à nacionalidade portuguesa, existiam umas "vendas" em volta das quais se foi formando uma povoação que foi depois abandonada.

D. Afonso III mandou reconstruir e povoar este lugar, concedendo-lhe o primeiro foral. D. Manuel I concedeu-lhe foral novo em 29 de Março de 1511 e D. João III elevou-a à categoria de cidade em 23 de Maio de 1550.



Monumentos dignos de visita: Convento de São Bernardo, mandado construir em 1518 pelo bispo D. Jorge de Melo, conserva o túmulo do fundador, atribuído a Nicolau Chanterense, esculpido em mármore de Estremoz e considerado uma das obras-primas tumulares renascentistas existentes em Portugal; Museu Municipal de Portalegre; e Casa-Museu de José Régio, com exemplares de arte sacra e popular, além de objectos relacionados com o poeta que fez de Portalegre sua terra adoptiva.

Viajando pelo Alentejo…. na nossa companhia!

Clique para ampliar   Clique para ampliar   Clique para ampliar
Clique em qualquer uma das fotografias para aceder à galeria completa

Home | Política de Privacidade | Política de Cookies

Uma empresa do Grupo Barraqueiro